COMO ACENDER LÂMPADAS PELO CELULAR? - MAX dicas | Tech

quarta-feira, 8 de maio de 2019

COMO ACENDER LÂMPADAS PELO CELULAR?

Faça isso utilizando um NodeMCU + IDE Arduino + Blynk


Que tal controlar suas lâmpadas pelo CELULAR de QUALQUER LUGAR DO MUNDO?
No vídeo eu misturo um pouquinho de cada assunto (Eletrônica, elétrica, embarcados, programação, redes), mas de um modo bem esclarecedor e descomplicado. Mostro que além de ser fácil este método é muito econômico.

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nodemcu arduino blynk

Para realizar este projeto, utilizei como componente principal o NodeMCU que possui o microcontrolador ESP8266 acoplado em si. O ESP8266 possui seu próprio sistema Wi-Fi, desta forma eu conectei ele à rede. Utilizei um relé conectado ao NodeMCU de modo a acionar as lâmpadas. Foi enviado um pequeno programa para o NodeMCU utilizando o IDE do Arduino, e para o acionamento através do celular foi utilizado o Aplicativo Blynk. Fiz também a ligação em paralelo (three way) entre um interruptor e o relé. E mostrei também que é possível acionar pelos dados móveis, sendo assim de qualquer lugar do mundo, basta estar conectado a Internet.

Lista de componentes para experimento:
01 NodeMCU
03 Jumpers fêmea/fêmea ou 03 jumpers macho/fêmea se quiser utilizar uma protoboard;
01 Lâmpada com receptáculo
01 Cabo de força

Vamos para o passo a passo:
Conexão de cabos
  1. Conecte uma ponta do cabo de força em uma ponta do receptáculo;
  2. Conecte uma ponta do cabo de força no contato do meio do relé;
  3. Com a ponta do cabo que sobrou do receptáculo, conecte no contato normalmente aberto do relé.
  4. Conecte a ponta do jumper vermelho no VCC do relé e a outra ponta no VCC do NodeMCU;
  5. Conecte a ponta do jumper preto no GND do relé e a outra ponta no GND do NodeMCU;
  6. Conecte a ponta de outro jumper (qualquer cor que não seja iguais as primeiras), no IN do relé e a outra ponta em um porta digital do NodeMCU, por exemplo D1;
Obs.: Para funcionar não há necessidade de seguir as cores, elas são apenas para manter a organização do projeto.

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Configuração de software no PC
  1. Acesse o site oficial Arduino, na aba SOFTWARE clique em DOWNLOADS e faça o download da última versão do programa;
  2. Instale o software;
  3. Abra o software instalado e clique em Sketch → Incluir biblioteca → Gerenciar bibliotecas → Pesquise por Blynk e instale a primeira opção selecionando a última versão desta biblioteca;
  4. Agora clique em Arquivo → Preferências → Cole a seguinte URL no local indicado: http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json;
  5. Agora vá em Ferramentas → Placa: → Gerenciador de Placas... → Digite ESP8266 e clique em instalar;
  6. Vá em Arquivo → Exemplos → Blynk → Boards WiFi → ESP8266_Standalone;
  7. No código altere apenas as linhas "YourNetworkName" colocando o nome da sua rede e "YourPassword" colocando a sua senha;
Configuração do software no smartphone
  1. Abra a PlayStore e faça do download do aplicativo Blynk;
  2. Cria uma conta no app;
  3. Clique no + para criar um novo programa;
  4. Escolha um nome e selecione NodeMCU;
  5. Tipo de conexão deixe Wi-Fi;
  6. Crie o programa de acordo com o vídeo abaixo e vá até o seu e-mail cadastrado para copiar um código enviado pelo app.
O restante deixo pra você conferir no vídeo abaixo que ficou bem completo.

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